Header Ads

Corpus Christi - da Última Ceia à Missa que você foi hoje, Ele está conosco todos os dias!



Salve Roma!




"Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados."    (Mt 26, 26-28)

"Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor."  (1Cor 11, 23-27)

Vamos nessa Quinta-feira celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo... Dia de exaltarmos o Mistério de Corpo do Senhor, é a festa do Corpo de Deus... 

Origem...

"A solenidade tem a sua origem no século XIII, a partir das inspirações de uma monja agostiniana conhecida como Santa Juliana de Cornillon, que viveu em Liége, na Bélgica. Aos 16 anos, ela teve uma visão na qual se via a Lua, toda brilhante, atravessada por uma faixa escura. Na oração, compreendeu que a Lua representava a vida da Igreja na terra e a faixa sem luz significava a ausência de uma festa litúrgica dedicada à Eucaristia."

A resposta foi positiva e o bispo de Liége – cidade já conhecida por seu fervor pela Eucaristia – instituiu a festa na sua diocese, sendo em seguida imitado por outros bispos. Foi o papa Urbano IV, que havia conhecido Juliana antes de se tornar pontífice, que estendeu a comemoração a toda a Igreja, com a bula Transiturus de hoc mundo, em 1264, seis anos depois da morte de Juliana. A data fixada – e estabelecida como dia de preceito, ou seja, de obrigatoriedade de ir à missa – foi a segunda quinta-feira após a solenidade de Pentecostes, que ocorre, por sua vez, no sétimo domingo a partir da Páscoa..."


Importância...

Celebrar um dia especial dedicado à Eucaristia é algo de realmente relevante e extraordinário... E é muito bom que seja uma quinta, tal qual aquela Quinta-Maior em que na Última Ceia, o próprio Jesus instituiu este sinal de sua presença real em nosso meio sob o véu do Sacramento... 

"Quando Urbano IV oficializou a comemoração, pediu a santo Tomás de Aquino, um dos maiores teólogos do seu tempo e da história da Igreja, que compusesse os textos do ofício litúrgico da solenidade."

"Vamos todos louvar juntos 
o mistério do amor,
pois o preço deste mundo 
foi o sangue redentor, 
recebido de Maria, 
que nos deu o Salvador..."



"Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."
(Jo 6, 53-56) 


E nós adoramos esse Corpo Santo que está em todos os sacrários espalhados pelo mundo inteiro, que é misteriosamente transubstanciado nas espécies do vinho e do pão, e que tem aqui no meio de nós, em cada e toda Santa Missa celebrada, a mesma glória que tem nos Céus... 

Pois o Mestre mesmo disse que sempre estaria conosco...





"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."  (Mt 28, 20)


No decorrer do tempo, Deus tem brindado a Igreja com muitos milagres eucarísticos para o deleite dos fiéis e o desconcerto dos hereges e descrentes... 
Viva Jesus no Santíssimo Sacramento do altar!!!



Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat! – 
Vive Christus Rex!




Nenhum comentário