Header Ads

Carnaval chegando... Cuidado para não se entregar à Carne! (Prestenção!)


Salve Roma!


“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine.” (1 Coríntios 6:12)






A Origem...

"O Papa São Gregório Magno (590-604) teria dado ao último domingo antes da Quaresma (domingo da Qüinquagésima), o título de “dominica ad carnes levandas”; o que teria gerado “carneval” ou carnaval. Um grupo de etimologistas apela para as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos costumava-se fazer um cortejo com uma nave, dedicado ao deus Dionísio ou Baco, festa que chamavam em latim de “currus navalis” (nave carruagem), de  donde teria vindo a forma Carnavale. Não é fácil saber a real origem do nome.As mais antigas notícias do que hoje chamamos “Carnaval” datam, como se crê, do séc. VI antes de Cristo, na Grécia: há pinturas gregas em vasos com figuras mascaradas desfilando em procissão ao som de músicas em honra do deus Dionísio, com fantasias e alegorias; são certamente anteriores à era cristã. Outras festas semelhantes aconteciam na entrada do novo ano civil (mês de janeiro) ou pela aproximação da primavera, na despedida do inverno..."





"Em alguns lugares havia a confissão pública dos vícios. A denúncia das culpas muitas vezes se tornava algo teatral, como por exemplo, o cômico Arlequim que, antes de ser entregue à morte confessava os seus pecados e os alheios..."



"Quando o Cristianismo surgiu já encontrou esses costumes pagãos. E como o Evangelho não é contra as demonstrações de alegria desde que não se tornem pecaminosas, os missionários ao invés de se oporem formalmente ao Carnaval, procuraram cristianiza-lo, no sentido de depura-lo das práticas supersticiosas e mitológico. (...) Por fim, as autoridades da Igreja parecem ter conseguido restringir a celebração oficial do Carnaval aos três dias que precedem a quarta-feira de cinzas...."

"Os extremos da Quaresma são marcados por duas alegrias: a do Carnaval e a da Páscoa. A primeira é uma alegria carnal que, nos dias atuais, chega a ser pecaminosa. E, mesmo nas décadas passadas, quando se festejava apenas a "joie de vivre" (a alegria da vida), como dizem os franceses, a festa do Carnaval era marcada por uma alegria mundana."

Hoje em dia...

Infelizmente a "festa do povo" deixou de ser apenas uma celebração da alegria e da cultura em muitos lugares... Pouco realmente se dá para aproveitar de forma sadia nos "tenebrosamente relativistas" dias atuais...

Existem pouquíssimos (e bote pouquíssimos nisso) redutos de uma ainda, mesmo que mínima, certa "moral e bons costumes" onde se poderia ir de boas, brincar sem correr o risco de ser tentado e se entregar aos desejos da carne... Alguns bailes de máscaras e/ou fantasias;  e os blocos carnavalescos clássicos, por exemplo (aqui em PE tem alguns bons)... 

Mas por tudo que representa hoje o Carnaval, penso eu que o comportamento mais esperado de um cristão católico é não participar de absolutamente nada... E seguir como eu já sigo há anos, essa corrente:




Como defender uma época em que praticamente não há lei? 

Acidentes de trânsito a torto e a direito (que vitimam muitos inocentes que nem estavam nos "inferninhos da folia"); Sujeira pelas ruas e fedor de mijo até umas horas; uma verdadeira hecatombe de doenças sexualmente transmissíveis e "gravidezes não programadas" (que sempre acabam em assassinatos frios e calculistas de fetos humanos); e a "ótica surubal" então está no seu tempo mais favorável, é uma putaria só pra tudo que é canto... 
Não pecar nesse ínterim se torna uma missão para Tom Cruise ou James Bond, sinceramente... Ainda tem todo o culto público que é prestado à entidades de religiões afro (e tem "católico" que canta os enredos que chega fica rouco...)...




E nem Nossa Senhora escapa mais das "homenagens" ojerizantes desse povo... Aproveito para registrar o meu #TotalRepúdio ao sacrilégio que acontecerá nos desfiles desse ano em SP... Deus tá vendo!


Mas todo cuidado ainda é pouco...

Pra quem vai pra folia, só resta uma coisa a dizer: Prestenção! hehehe
Cuidado para não pegar gato por lebre! 



Cuidado para não exagerar na "base do beijo"!




Cuidado para não embarcar numa viagem dessas! 




É como bem diz a Palavra:

"Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem."
(Rom 1, 32)

"Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios."
(I Cor 10, 21)






Enfim ermões é isso! 
Existem por aí milhares de retiros que podem ajudar e muito a resguardar as vossas almas na graça de Deus, então pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, não deem audiência e muito menos se façam presentes nesses lugares! 

Preparem-se bem para viver um santa e frutuosa quaresma e não esqueçam de rezar pelas pobres almas que podem se perder (ou pelo menos flertar com a perdição) nesses "dias de rei momo"...

Nossa missão é mostrar para o mundo, que há mais alegria (verdadeira e perfeita) nas coisas do alto do que nesse lamaçal fedido a enxofre que todo ano salta aos nossos olhos pintado como uma festa cultural... Nosso Rei é bem outro! 




Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat! – 
Vive Christus Rex!


Até o próximo post irmãos! Salve Maria!

Fontes: Google imagens
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/02/28/carnaval-e-quaresma/
https://padrepauloricardo.org/blog/a-verdadeira-alegria-pascal
http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/especialistas-alertam-sobre-doencas-comuns-durante-o-carnaval

Nenhum comentário