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Pela Verdade, contra o Mundo... (Santo Atanásio) Uma mensagem atualíssima!



Salve Roma!

Hoje celebramos a memória de um gigante da Una e Santa Fé Católica:
Santo Atanásio, que viveu há 17 séculos atrás e foi um grande Bispo e Doutor da Igreja de Jesus Cristo... 



Em tempos de perniciosas heresias ele se manteve firme e inquebrantável na defesa da Fé verdadeira no Verbo Encarnado...

Eu sintetizaria quem foi e o que ele representa para nós hoje com essa sua célebre frase: 

"Se o mundo for contra a Verdade, eu, Atanásio, serei contra o mundo".

 "Que paulada no meu jujubismo hein?"

Em tempos de: 


                                   



                                     

E por aí vai, só pra citar alguns exemplos recentes... 
Onde ao invés de pela verdade lutar contra o mundo para santificar as pessoas, se vem querendo "mundanizar a verdade" em nome do bem estar, dos aplausos e das igrejas lotadas (de pessoas vazias)...

Quem se expõe e ou se expressa contrário a essa onda de jujubice que nada mais é que uma triste apostasia do nosso século, é logo taxado de radical, sem misericórdia, e etc.. Como se defender a Verdade e a integridade da Fé, fosse errado... Né?

Nos tempos do santamente mítico Atanásio também era mais ou menos assim... 
O Arianismo (aquela heresia que negava a divindade de Cristo...) era muito popular na época (até "dentro de nós", se é que me entendes caro leitor) e defender a Fé verdadeira não era tão fácil... (Qualquer semelhança com 2018 não é mera coincidência...)

Se Atanásio e seus semelhantes, foram exilados e eram repreendidos como rebeldes desobedientes (por obedecer a Deus) e também cismáticos (por não seguirem a heresia popular), o que esperar hein?



Vejam só que escrito extraordinário de exortação à firmeza que ele fez:

"Que Deus vos conforte. Sei ainda que isso não apenas vos entristece, mas também o fato de que enquanto outras pessoas obtiveram as igrejas através da violência, nesse ínterim vós fostes expulsos de vossos lugares. Eles possuem os edifícios, mas vós a Fé Apostólica. É bem verdade que eles estão nas igrejas, mas fora da verdadeira Fé; enquanto vós estais fora dos edifícios, sem dúvida, mas a Fé está dentro de vós. Consideremos o que é maior, o edifício ou a Fé. Claramente a Fé verdadeira. Quem então perdeu mais, ou quem possui mais? Aquele que detém o edifício ou aquele que detém a Fé? Sem dúvida o ll edifício é bom, se a Fé Apostólica é pregada lá, ele é santo se o Santo habita lá. (Após um pouco:) Porém, benditos são aqueles que pela fé estão na Igreja, habitam sobre os fundamentos da Fé e têm plena satisfação, mesmo o grau mais elevado da fé, que entre vós permanece inabalável. Porque ela lhes chegou da tradição Apostólica, e frequentemente a execrável inveja desejou destruí-la, mas não foi capaz. Pelo contrário, eles é que se alijaram [da Fé] ao tentar destruí-la. Por isso é que foi escrito, “’Vós sois o Filho do Deus vivo’, Pedro confessou isso por revelação do Pai, e ouviu, ‘Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus’.” Portanto, ninguém jamais prevalecerá contra a vossa Fé, meus queridíssimos irmãos. Porque se algum dia Deus vos devolver as igrejas (e pensamos que Ele o fará) ainda sem essa restauração das igrejas a Fé nos basta. E, falando sem as Escrituras, devo falar com muita veemência, é bom trazê-los para o testemunho das Escrituras, lembrem-se de que o Templo sem dúvida estava em Jerusalém; o Templo não estava deserto, forasteiros o invadiram, daí também o Templo estando em Jerusalém, aqueles exilados desceram para a Babilônia por decisão de Deus, que os estava provando, ou melhor, corrigindo; enquanto lhes manifestava em sua ignorância punição [através] de inimigos sanguinários. E os forasteiros sem dúvida tinham a posse do Templo, mas não conheciam o senhor do Templo, ao passo que Ele não respondeu nem falou; eles foram abandonados pela verdade. Que proveito então eles tiraram do Templo?

Pois vejam que aqueles que detêm o Templo são acusados por os que amam a Deus de torná-lo um covil de ladrões, e por transformar loucamente o Lugar Santo em uma casa de comércio e uma casa de negócios judiciais para si mesmos, a quem era ilegal adentrá-lo. Amados, são essas coisas e outras piores ainda que ouvirmos daqueles que vieram de lá. Entretanto, realmente, eles parecem possuir a igreja, mas estão fora dela. E eles se julgam dentro da verdade, mas estão exilados e cativos, e não obtêm vantagem da igreja somente. Porque a verdade das coisas é julgada…"


Felizmente, algum tempo depois, O santo Bispo e os demais fiéis (fiéis à Fé de sempre) foram entendidos, graças a Deus! 


Quicumque (Credo de Santo Atanásio)

 Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica.
 Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade.
 A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus.
 Sem confundir as Pessoas nem separar a substância.
 Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo.
 Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória e coeterna a majestade.
 Qual como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo.
O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.
 O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
 E contudo não são três eternos, mas um só eterno.
 Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
 Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
 E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.
 Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
 E contudo não são três deuses, mas um só Deus.
 Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
 E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.
 Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor,
Do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
 O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém.
O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado.
 O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.
 Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.
 E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor,
 Mas, as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.
 De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.
 Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.
 Mas, para alcançar a salvação, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
 É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe.
 Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana.
Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.
E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.
Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.
Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.
Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.
 Subiu aos Céus e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso, 40.Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
 E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos,
Para prestar conta dos seus atos.
E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.
Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar. Amém.

(Antes ser um Atanásio, jamais um Ário!)

Santo Atanásio, rogai por nós! 





Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat! – 
Vive Christus Rex!





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